HISTÓRIA

Fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Zona Norte | Académico FC vs TOC (1969)

TERMAS ÓQUEI CLUBE . 71 ANOS DE HISTÓRIA

Termas Óquei Clube nasce em 2 de Julho de 1953, época conhecida como “os anos dourados”.
E foi a partir de então que a modalidade, Hóquei em Patins, começou a vingar na região e o seu nome, depressa se alargou ao país.
Foi sócio fundador da Associação de Patinagem de Aveiro, de Coimbra e Viseu.

Jogadores com elevado grau de desportivismo e uma forte massa associativa marcaram a permanência do Termas Óquei Clube ao mais alto nível com a sua equipa sénior. Os títulos regionais, por conseguinte, presença no Campeonato Nacional da1ª Divisão, em 1969 e 1971, e presenças constantes na Taça de Portugal foram alguns marcos da equipa.

Foi um forte impulsionador da modalidade na Região durante as décadas de 50,60,70 e 80, e promoveu diversas actividades desportivas e culturais. Relembramos nas décadas de 50 e 60 que o TOC trouxe até às Termas de São Pedro do Sul, por duas vezes, a Selecção Nacional de Hóquei em Patins - Campeã do Mundo, a Selecção Campeã de África, e por diversas vezes a Campeã Nacional de Patinagem Artística Edite Cruz.

No final da década de 80 até finais da década de 90, o clube, devido às mãs condições das instalações (Rinque da Lameira) e falta de atletas, viu-se obrigado a suspender a modalidade.

Em 1995 reinicou novamente apenas com formação, apresentando-se na altura com cinco escalões a competir no Campeonato Regional de Aveiro. Em 2006, o clube, uma vez mais, suspendeu a actividade desportiva federada na modalidade de Hóquei em Patins, mantendo apenas as captações até ao ano 2007.

2010 é o ano em que um ex-atleta de hóquei em patins do clube decide apresentar à direcção na altura um projecto de Desportos de Aventura e foi imediatamente aceite. Assim iniciou-se a secção com o BTT alcançando muitos bons resultados, mas acima de tudo divulgando esta modalidade, captando atletas para o clube, e hoje é uma modalidade com forte implantação no Clube.

Em 2016 a direcção já liderada por Tiago Ferreira, reactivou o Hóquei em Patins no TOC, com a abertura das Captações com treinos à Quarta-Feira e Sábado de manhã. Dinamizou 2 jogos amigáveis com o Académico Futebol CLube e o CENAP Aveiro. Em Abril 2018 a convite do Termas Óquei CLube deslocou-se às Termas de São Pedro do Sul o Clube Infante Sagres para um jogo de Masters.
A actual direcção, formada por ex-atletas do Clube, apresentou aos sócios e amigos do clube um projecto para que o Hóquei em Patins volte a ser uma realidade no nosso concelho e região, e que nos traga novamente, tantas e tantas glórias, e concerteza, será uma forma de potenciar a nossa região. O projecto baseia-se numa aposta clara e inequívoca na formação, estando abertas todo o ano as captações de jovens para a iniciação na patinagem, a formação de duas equipas: Sub-15 (13-14 anos) que disputará o Campeonato Regional da Associação de Patinagem de Aveiro e a equipa de seniores que disputará o Campeonato Nacional da III Divisão e Taça de Portugal.

2018 é o ano em que o TOC consegue pela primeira vez, nas Termas de São Pedro do Sul e no Pavilhão David Correia de Andrade, que seja disputada um final nacional do Hóquei em Patins sénior com a Final da Supertaça Sénior Feminina entre o CH Carvalhos e o SL Benfica.

Em 2019 é o ano em que é reactivada no clube uma modalidade o Running/Trail. Com forte implantação a nível nacional e regional, é uma secção que conta já com 10 atletas.

Na época de 2020-2021 o Termas Óquei Clube vence o Campeonato da 3ª Divisão- série Norte B e vice-campeão da 3ª Divisão Nacional, um feito fantástico 2 épocas apenas após a reativação após 30 anos sem Hóquei em Patins sénior.